quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

DÚVIDAS FREQUENTES

LENDO AS COMPOSIÇÕES DE DETERMINADOS ALIMENTOS, NOS DEPARAMOS COM TERMOS INCOMUNS NO DIA A DIA. RECORRI A ACELBRA E A RIO SEM GLÚTEN PARA ESCLARECER O ASSUNTO.
 
O malte e o extrato de malte aparecem muitas vezes mencionados na composição de alguns produtos. O celíaco pode consumir algum destes produtos ?

Não. O malte e o extrato de malte são derivados da cevada. Por uma questão de segurança, o celíaco deve excluir de sua alimentação todos os produtos alimentares que contenham o malte ou extrato de malte. 
A dextrina-maltose ou maltodextrose é outra substância que aparece muitas vezes mencionada. Também faz mal?

Ao contrário do que o nome parece sugerir, esta substância pode ser utilizada sem riscos na alimentação do celíaco. Da mesma forma o xarope de glucose é considerado inofensivo, apesar de derivar dos cereais proibidos. 
Produtos com trigo sarraceno podem ser usados?
O trigo sarraceno é 100% seguro para quem tem intolerância ao glúten. Ele não é trigo e nem cereal.  Outro pseudocereal que não contém glúten é a quinua.
 
A composição de uma determinada marca de produtos não é sempre a mesma?

Não e sofre por vezes alterações significativas sem que isso implique a sua modificação. Por isso o celíaco se deve habituar a consultar a composição dos produtos para ter a certeza de que tudo continua em ordem. 
 
Que problemas de saúde são decorrentes da doença celíaca?
A Doença Celíaca pode ocasionar: baixa estatura, osteoporose, anemia, infertilidade, malformações fetais e câncer de intestino, entre outros problemas.Ao entrar em contato com a mucosa do intestino delgado de um celíaco, o glúten desencadeia um processo inflamatório, prejudicando a absorção de nutrientes. Essa má absorção é a principal causa das complicações da doença.  Após a realização da endoscopia com a biopsia do duodeno, para ter a certeza que tem intolerância ao glúten, o tratamento é a retirada total do glúten, da aveia, do malte e da cevada. Não retire de sua dieta estes produtos, antes de realizar o exame.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário