sábado, 25 de maio de 2013

VACINA PARA CELÍACOS


Vejam o que encontrei no GLOBO SAÚDE  de 25 de maio de 2013

RIO - Uma vacina que impede o organismo de reagir a um dos principais ingredientes do pão, o glúten, está sendo testada em mais de 100 pacientes dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. De acordo com a empresa Immusant Inc, essa pode ser a “primeira receita no mundo para curar a doença celíaca”.
Depois de identificarem 3.000 fragmentos proteicos do glúten que causam danos ao organismo, os cientistas reduziram esse número a três, que pareceram explicar quase todos os casos da doença celíaca. A partir daí, desenvolveram a nova vacina, que, de acordo com os testes realizados em laboratório, mostraram que o medicamento pode ajudar o sistema imunológico a se tornar tolerante ao glúten.
— Esperamos que o NexVax2 reduza drasticamente a resposta imunológica do organismo ao glúten para que o paciente possa ter uma dieta normal e uma vida saudável — disse um porta-voz da Immusant Inc ao site do Daily Mail UK.
A nova vacina contém pequenos fragmentos de proteínas, que são as responsáveis ​​pelo desencadeamento do sistema imunológico durante o processo digestivo. Por serem tão pequenos, os fragmentos não são atacados pelo sistema imunológico que são aumentados gradualmente, permitindo que o sistema imunológico habitue-se lentamente a níveis mais elevados de glúten.
Com a intolerância ao glúten, normalmente, a pessoa sofre crises de diarreia e vômitos depois de comer algum alimento que contenha a substância. Dessa maneira, o organismo fica carente de proteínas e minerais e os ossos começam a enfraquecer, aumentando o risco de osteoporose. Estudos mostram ainda que o risco de câncer de intestino também aumenta.
Atualmente, não há cura para a doença, apesar de haver dietas e medicamentos que podem ajudar a controlar os sintomas. Enquanto isso, os cientistas dizem que a vitamina D pode ajudar a tratar a colite ulcerosa.
Embora o pão seja o mais conhecido vilão, o glúten também pode ser encontrado alimentos como massas, bolos e biscoitos.
— A vacina definitivamente poderá fazer a diferença. A empresa espera ter tudo pronto dentro dos próximos três ou quatro anos — afirmou a pesquisa Sarah Sleet, chefe-executiva da “Charity Coeliac UK”, que financiou parte do trabalho sobre a vacina.


Será um sonho?  Poderemos voltar a saborear o pão nosso de cada dia.

2 comentários:

  1. Eu e muitos com esta intolerância estamos aguardando esta vacina para corrigir um problema congenito

    ResponderExcluir
  2. TALVEZ A VACINA APAREÇA ATÉ O ANO 2050!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir